Series | Latin America: Thoughts
Excepcionalidade do Modernismo Brasileiro
de Fernando Luiz Lara
Portugues, 2019
Os textos reunidos neste volume são o resultado de vinte anos de pesquisa em arquitetura moderna Brasileiro, sobre sua disseminação e penetração, sua genialidade e suas contradições, da Pampulha às favelas, passando pelas casas de classe média e pelos mestres pedreiros que construíram tudo isso.
Então, o que é excepcional na arquitetura moderna brasileira? Seria sua exuberância plástica? O milagre arquitetônico chamado Oscar Niemeyer que Lúcio Costa falou em 1951? Sua suposta capacidade de subverter a matriz corbusiana? Seria o encontro dessa mesma arquitetura com a vontade de construção de Juscelino Kubitschek - um encontro que aconteceu nas margens de uma lagoa em minha cidade natal dez anos antes do texto de Costa, isto é, em 1941? Ou seria o rigor tectônico de São Paulo que se cristalizou na década seguinte ao texto supracitado e que domina o imaginário da arquitetura com a capital "A" do país até hoje, 75 anos depois da Pampulha e cinquenta anos depois da FAU USP? ?
Há, no entanto, uma excepcionalidade do caso brasileiro, e esse é o eixo central deste livro. A escala de disseminação e apropriação popular do vocabulário e da espacialidade moderna no Brasil é estranha, de fato excepcional.
Outras versões:
Excepcionalidad del Modernismo Brasileño (Espanhol, 2019)